Dúvidas frequentes
- 1. Como faço para ser um investidor do Renda Desperta?
- Basta fazer sua inscrição no formulário que um de nossos consultores entrará em contato para te explicar o passo a passo.
- 2. Em quanto tempo a usina fica pronta em média?
- Em geral, a conclusão da usina varia de 3 a 4 meses a partir do início do projeto, garantindo um retorno rápido sobre o investimento.
- 3. O valor pago por kW ao investidor sofre reajuste periódico?
- Sim, o valor é ajustado de acordo com a inflação energética, seguindo o aumento na tarifa da distribuidora na região da usina, que em geral ocorre uma vez ao ano.
- 4. O valor mensal recebido é garantido?
- Sim, o valor por kW/h é garantido, refletindo os kW injetados multiplicados pelo preço acordado no contrato. A Desperta Energia se compromete a comprar toda a energia em excesso ao consumo injetada na rede por todo o período do contrato.
- 5. Como são tratados casos de inadimplência ou falta de pagamento pelos consumidores finais?
- Todos os efeitos da inadimplência, desligamentos de clientes, custos de cobrança de devedores, diferenças sazonais de consumo dos créditos pelos clientes e geração efetiva da usina são assimilados pela Desperta Energia. Os investidores já não são afetados por nenhum destes fatos, recebendo efetivamente pela energia injetada na rede.
- 6. Quais as obrigações da Desperta Energia?
- A Desperta Energia administra as associações de consumidores de energia e, por meio delas, executa todas as atividades necessárias para a alocação dos créditos de energia gerados pela usina para os consumidores destes créditos. Todos os custos relacionados à gestão da associação dos consumidores são obrigações da da Desperta Energia ou Associações por ela administradas: custos cartoriais, advocatícios, confecção dos contratos, custos relacionados ao marketing e ações comerciais para a comercialização dos créditos de energia aos clientes finais, custos de cobrança ordinária, administrativa ou judicial (emissão de boletos, tarifas bancárias, custas de cartórios, honorários advocatícios, etc), custos para aferição e informação dos créditos gerados e adquiridos para todos os envolvidos (associação, clientes, finais, distribuidora de energia), etc.
- 7. Quais os custos para adesão ao Renda Desperta?
- Além dos custos da usina, que são totalmente acordados diretamente com o integrador do projeto, existe um pequeno fee relativo ao set up da usina na associação de consumidores e que cobre os custos com junta comercial, contratos, alocação dos créditos junto à distribuidora, etc, e de valor muito pequeno em relação aos custos de investimento no projeto, e que pode ser descontado do valor da rentabilidade mensal nos primeiros meses.
© Copyright - Todos os direitos reservados à Desperta Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4121 - Sala 406, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, CEP: 30130-008